25 fevereiro 2011

A Base Perfeita


A base é cada vez mais um dos itens indispensáveis na bolsa de uma mulher - se eu só pudesse escolher dois makes na minha vida, seria o corretivo Studio Finish e a base Studio Fix Powder, ambos da MAC! Blush, rímel e essas coisas, pra mim, são secundários... De quê adianta o batom da estação ou um mega cílio se tua pele tá um bagaço?!
Pra escolher a base ideal, é bom levar em consideração coisas como textura, seu tipo de pele, formulação,  como você aplica e o mais importante: pra quê você precisa dela (disfarçar manchas, rugas, só igualar a cor...).

TEXTURAS

Fluida ou Líquida: ideal pra quem não precisa de muita correção. É a que parece mais fresh, por ser mais levinha.
Cremosa: essa já é mais pesada, podendo ser do tipo emulsão (mais densa que a base líquida), bastão ou compacta. Melhor indicada pra diminuir aparência de poros e manchas na pele.
Mineral: em pó, recomendada pra quem tem pele mais sensível. Como ela leva muitos compostos diferentes das outras, se precisar de corretivo é melhor escolher um também mineral.
Musse: é um pouquinho cremosa, então fica mais fácil de fundir com a pele.

TIPOS DE PELE

Seca:  base pra cobrir manchar, vermelhidão ou nivelar a cor é melhor escolher as cremosas. Se for pra amenizar rugas, ela deve ser líquida ou cremosa - é bom tomar cuidado pra não aplicar muita base, porque o excesso tende a craquelar nas rugas, mascando ainda mais.
Sensível: pras rugas, as minerais são melhoras. Já pras manchas é mais aconselhável tentar uma fórmula fluida hipoalergênica, de preferência com proteção solar (meninas e meninos, se vocês têm pele sensível pelamordedeus não me sai no sol SEM proteção que só vai piorar!).
Mista ou Oleosa: dessa eu entendo rsrs! Se o problema for mais na zona T (testa, nariz e queixo), é recomendado usar uma base líquida ou cremosa com efeito matificante/antibrilho, e se possível usar uma outra base sem efeito no resto do rosto. Já para disfarças poros dilatados, musse ou pó mineral são as preferidas, sempre combinando com um produto redutor de brilho (primer ou creme).

APLICAÇÃO

Caso você prefira um efeito mais natural, a melhor coisa é usar os dedos. O acabamento fica mais perfeitinho quando a base é aplicada com pincél, e impecável quando aplicado com esponja (minha favorita).

Eu tenho pele oleosa com um pouco de brilho extra na zona T e com algumas manchinhas. Terça feira fui na M.A.C e acabei testando vários tipos diferentes de base - vocês não precisam ir EXATAMENTE na M.A.C, é que eu sou muito branca e acabo tendo muita dificuldade pra achar base da minha cor, e lá eu sei que tem (as bases da Avon me dão alergia, as da Natura muito escuras, e as do Boticário também). Eu testei uma mineral, mas achei muuuito levinha. Minha escolha acabou sendo a Studio Fix, uma base em pó com efeito matificante.

Studio Fix Powder na cor C2

Beijos, Mia


ps: esse post foi descaradamente inspirado na matéria BASE AVANÇADA, da revista Elle de fevereiro.

4 comentários:

  1. nossa, super me ajudou! eu usada akela base da natura una, mas ñ controla em nada a oleosidade em mim. comprei aquela mousse da maybelline, e ela suuuuuuuper deixou minha pele com menos brilho no T!

    ResponderExcluir
  2. Nana minha flor, gostaria que vc conhecesse a base Mary Kay , Depois vc pode dizer qqr coisa!!!!!
    Ela vem simplesmente em 7 cores de Cor de Xuxa (branquinha) Até Glória ? (jornalista) Ela vem em um tubinho fácil de carregar, a cobertura é espetacular e como ela contem argila, controla a oleosidade deixando a pele com um toque aveludado! FANTÁTICA!

    ResponderExcluir
  3. Chris, me falaram esses dias da base da Mary Kay, fiquei super entusiasmada com essa base.. Vou comprar e testar.. Obrigada pela dica

    ResponderExcluir
  4. Não tinha o costume de usar base... Pq nunca tive muito o que corrigir... E pq sempre tive dificuldade em achar uma base pra mim.
    Tenho a pele bem clara,logo quase todas as bases que eu já havia tentado passar me deixavam laranja! =S
    Há pouco tempo resolvi comprar uma da Natura que pareceu bem clara no catálogo,mas sem muitas esperanças... Não é que sentou perfeitamente pra mim??
    A base é Natura Faces Base Extra Leve FPS 8 Bege Claro.
    Recomendo pra quem tem a pele branquinha e com poucas imperfeições...
    =**

    ResponderExcluir

Leia Também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...