09 fevereiro 2011

Entendendo Mais Sobre Perfume


Já aconteceu de vocês sentirem um perfume maravilhoso de um amigo ou amiga, ou mesmo no frasco,  então comprar o perfume e ficar horrível em você?
Comigo já!

Duas coisas afetam bastante o tempo e duração do aroma na pele: a quantidade de essência na formulação, que varia de 3% a 35% (isso você sabe pela "descrição" no frasco - eau de parfum, eau de toilette, eau de cologne, parfum...) e pelas notas de fundo, compostas por ingredientes mais marcantes e duradouros.


Fui pesquisar e descobri que existem muitas coisas sobre perfume que eu nem desconfiava!

Um perfume é composto por três "partes":  

Notas de saída (ou notas de cabeça) - Evaporam rápido e duram cerca de 10 minutos. É o aroma que você sente no frasco, porque é a primeira a sair. Normalmente elas são cítricas, herbais ou frescas, como bergamota, marjericão e lavanda.

Notas de coração (ou notas de corpo) aparecem depois de pouco tempo de uso. Duram até 4 horas na pele - são a "alma" do perfume. As mais comuns são florais, folhas e especiarias, como lírio, maracujá, framboesa e canela.

Notas de fundo - É o aroma final. É a que mais demora pra sair - dependendo dos ingredientes dura até 8 horas! Fazem parte dessa seleçao madeira, musk e ambarados, como cedro, musk, vanila e patchuli.

Por isso que é bom testar o perfume na pele antes de comprar e ficar com ele algumas horas. O aroma do frasco some rapidinho na pele e o resto pode não ser o que você queria.

O legal de saber mais é entender melhor o que te agrada. Eu tenho uns três perfumes permanentes que assim que acabam eu reponho, e percebi que eles têm em comum baunilha e musk como notas de fundo, e bergamota como uma das notas de saída. Assim fica mais fácil escolher um perfume novo!

A Nana é apaixonada por esse perfume Ricci, da Nina Ricci.

Eu quase comprei o Ricci quando senti no frasco, mas depois de umas 2 horas ele ficou péssimo em mim - e na Nana fica bem diferente.

Todo ano a revista L'Officiel lança em parceria com a especialista em perfumes e cosméticos Renata Ashcar um guia de perfumes (fonte de tudo isso que falei aqui). 

O guia vem de brinde com a revista, que custa uns R$12,90 e pode ser comprada online. Nele os perfumes são classificados em grupos, de acordo com os ingredientes. Fica ainda mais fácil descobrir seu gosto!
Espero que tenham gostado!

Beijos,
Mia.

2 comentários:

  1. Adorei o post! Tirou algumas´dúvidas que eu tinha! Eu amo o Chanel!
    Parabéns meninas!(:
    Bjx bjx

    http://vickvalentina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Luna!
    Que bom que o post tirou algumas das suas dúvidas :)!
    Eu não sou especialista (ainda :P), mas entendo bastante de perfumes. Se tiver mais alguma dúvida, manda email aqui pro blog que eu tento responder!
    Beijinhos, Mia

    ResponderExcluir

Leia Também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...